segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Segurança na Internet para os mais novos!

O tema da segurança na Internet para os jovens e crianças já não é um tema recente, mas é um tema pertinente, que merece a nossa atenção constantemente. Com o desenvolver dos dispositivos de acesso à net e às redes sociais, e a utilização de internet por um público cada vez mas novo, sentimos a necessidade de voltar a afirmar algumas regras base para uma utilização segura da internet.
Em primeiro lugar, devemos ter em conta o elevado número de utilizadores da Internet e das redes sociais. Posto isto, devemos assumir desde o inicio, que sem uma protecção e vigilância, as crianças vão estar expostas a todos esses utilizadores, e aos possiveis perigos que podem advir.
Os perigos são imenso, como a pedófilia, e alguns deles não apenas voltados para os mais jovens, como é o caso da Burla, roubo de identidade, copyright e afins.
Assim sendo, e não apenas em casa, mas também nas escolas e comunidades, devemos alertar os mais novos utilizadores das novas comunicações, e ajudá-los a manterem-se seguros sempre que acedem à internet.

Primeiramente, existem algumas regras base com que podemos ajudar os mais jovens:

- Utilizar uma firewall, que vai permitir evitar a entrada de “hackers” no sistema informativos do computador da criança;
- Utilização de um Anti-Virus e Spy-Ware, que vai permitir manter o computador sem virus e outros programas maliciosos;
- Certificaçao de que os sites dão fidedignos, sendo que se tiver um bom anti-virus, este bloqueará a entrada nesses respectivos sites;
- Em conversas de chat de mensagem instantânea como o Messager, nunca deve utilizar o seu nome verdadeiro;
- Nunca divulgar informação pessoal, como idade, morada, nome da escola, etc…;
- Nunca combine encontros com pessoas que apenas conheça na Internet, e redes sociais;
- Não aceite documentos e ficheiros enviados por contactos que não conhece;
Estes são apenas algumas dicas para se manter a si e aos mais jovens em segurança, enquanto pesquisam ou se divertem na Internet.

Para quem pretende explorar um pouco mais este tema, recomendo o site: http://www.miudossegurosna.net/, onde poderão encontrar a mais importante e variada informaçao acerca da segurança na Internet!

Até Breve…


Texto elaborado por Cátia Pedroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário